quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Por que Armarinhos?

A filosofia dos armarinhos foi batizada numa conversa com um bom amigo, o escritor Milton Hatoum. Em uma de suas visitas à Santos investigávamos um pouco das nossas raízes árabes, aquela busca de tentar se conhecer um pouco no outro. No meio do papo veio a imagem dos nossos avós, postados atrás de seus balcões, proseando sobre qualquer assunto com os clientes que se animavam a invadir suas lojinhas. De chinelo de dedo a vassouras, passando por graxa de sapato e resistência de chuveiro, os antepassados se viravam bem rápido. Brinquei com o Milton e disse que éramos representantes desta filosofia. Não negamos uma missão e tentamos dar conta do que vai se empilhando nos nossos balcões.
Armarinhos era o nome dado a estes comércios que tinham um pouco de tudo, só não valia o cliente sair sem um dedo de prosa, parece até uma livraria.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Não negamos uma missão e tentamos dar conta do que vai se empilhando nos nossos balcões": seja na ficção, seja na realidade, o que não falta para esses filhos de árabes são boas ideias!

    ResponderExcluir
  3. Zeca, parabéns!!! O que garante o sucesso da livraria são essas conversas que fogem à padronização fast-food de atendimento. Que 2010 seja de realizações ainda maiores. Obs.: que vc escreva mais por aqui (risos). Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  4. OI, Zé. Como sempre me delicio com suas "conversas". Um abraço. Angela (Biblioteca Unisanta)

    ResponderExcluir